Como é o funcionamento de um computador
Vamos acompanhar o funcionamento de um computador? O que o usuário deve fazer para que o computador execute alguma função desejada? E qual é o papel do próprio computador – hardware e software – nesse processo?
Inicialmente o usuário deve fazer uso de um hardware da unidade de entrada para enviar um dado ao computador ou solicitar que seja carregado algum dado da memória secundária. Esse dado vai para a Memória Principal (MP), que também é conhecida como memória RAM (Random Access Memory – Memória de Acesso Aleatório) do computador, pois tudo o que está sendo executado em um dado instante pelo computador tem que estar na MP. A MP é um dispositivo de armazenamento. Daí a Unidade Central de Processamento (CPU, a sigla vem do termo em inglês Central Processing Unit) se comunica com a MP para pegar os dados enviados pelo usuário e processá-los. Após o processamento, a CPU devolve a resposta para a MP, que, por sua vez, disponibiliza a resposta tanto para as unidades de saída quanto para a memória secundária.
Você deve ter notado que o computador, por meio das unidades de entrada, recebe dados, que, após processados, são retornados através das unidades de saída em formato de informação. É importante saber diferenciar dado de informação.
Dado: é algum tipo de material em formato desorganizado que não significa nada isoladamente.
Informação: Informação é o resultado da transformação dos dados em algo útil para o usuário
Por exemplo, se eu disser para você “Trinta e cinco.”, isso é um dado ou uma informação? Você consegue entender o sentido desse texto? Não, pois falta um complemento, algo que faça com que esse valor faça sentido para você. Logo, trinta e cinco é um dado.
No entanto, se eu disser: “Esse livro tem trinta e cinco páginas.”, a frase agora possui significado. Há um contexto, algo de útil é transmitido para o receptor. Então, o “trinta e cinco” passa a ser uma informação.
Unidades de medidas de Arquivos
Da mesma forma que utilizamos unidades para medir o peso ou a distância, como kg e km, precisamos de unidades para saber o tamanho de determinados arquivos em nosso computador. Isto se torna imprescindível quando necessitamos instalar um novo programa em nossa máquina ou copiar arquivos como músicas para ela; é importante que saibamos quanto o programa a ser instalado irá ocupar ou o tamanho necessário para armazenar os arquivos a serem copiados. Dessa forma podemos saber se o disco rígido de nossa máquina será capaz de suportar o programa a ser instalado ou se tem espaço suficiente para armazenar os arquivos a serem copiados.
Para isto, criaram as unidades – Bit, Byte, Kilobyte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte, representadas na tabela 2.1.

Comentários
Postar um comentário