Hardwares típicos de um computador
Gabinete:
É uma caixa metálica que serve para organizar e proteger os principais componentes do computador. Para os computadores pessoais, encontramos basicamente dois tipos de modelos de gabinetes: torre e desktop. O modelo torre é o mais comum, apresentando-se na forma vertical, já o desktop apresenta-se na forma horizontal.
Placa-mãe (motherboard):
Placa de circuito impresso que aloja o processador e contém encaixes (slots) para a conexão dos demais hardwares de entrada, saída e armazenamento. A placa-mãe é responsável por interconectar cada um dos dispositivos do computador. Existem diversos fabricantes e modelos de placa- mãe. Um bom computador deve possuir uma placa-mãe de qualidade e que tenha bom desempenho. A placa-mãe de um computador, de acordo com suas especificações, define o quanto esse computador pode evoluir, ou seja, o quanto ele pode ter o seu desempenho melhorado. Todo computador pessoal, para funcionar, necessita ter uma placamãe.
Curiosidade: Você já ouviu falar em upgrade? Em informática, o termo upgrade é usado para designar a ação de melhorar o desempenho do computador, normalmente realizado através da compra de peças mais novas e potentes.
A – Soquete para o processador. Local onde esse é encaixado
B – Slots para pentes de memórias RAM (memória principal)
C – Slot para placa de vídeo
D – Slots para demais componentes
Placa de expansão: Serve para que possamos acrescentar novos recursos ao computador. Essas placas devem ser conectadas nos slots de expansão existentes na placa-mãe. Em geral, essas placas são de: rede, som, vídeo, fax-modem, TV, captura de vídeo, entre outras.
Slots de expansão: É um local que há na placa-mãe no qual as placas de expansão podem ser encaixadas. Algumas pessoas chamam os slots de soquetes ou barramentos. Existem diversos tipos de slots, tais como ISA, PCI, AGP e PCI Express.
Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit – CPU): A CPU fica localizada na placa-mãe e é responsável por todo o processamento do computador. Tudo depende da CPU: fornecer dados, recuperar e processar informações etc. A CPU é um circuito integrado construído em uma finíssima peça de silício. Nela, milhares ou até milhões de transistores estão alojados e interligados ao mundo externo por delgados fios de alumínio.
ATENÇÃO!
Muitas pessoas leigas em informática, por desconhecimento, acabam chamando o gabinete de CPU, só que isso é incorreto! Na verdade, a unidade central de processamento é um dos vários componentes que ficam localizados dentro do gabinete.
Os processadores não existem apenas nos computadores; podemos encontrar microprocessadores em microondas, controles remotos, entre outros dispositivos eletrônicos.
A CPU pode ser subdivida em três partes principais: unidade de controle, unidade lógico-aritmética e registradores. A Unidade de Controle tem como principal função controlar o ciclo do computador. A Unidade Lógico-Aritmética (ULA) executa as quatro operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e as comparações lógicas (igualdade, menor que, maior que). Os Registradores consistem numa pequena quantidade de memória interna à CPU para manter dados temporários.
Fonte de Alimentação
Tem como finalidade receber a tensão da rede elétrica (110 ou 220 volts em corrente alternada) e gerar tensões em corrente contínua necessária ao funcionamento das placas do computador.
EXPLICATIVO
A corrente elétrica que recebemos é chamada corrente alternada. Alguns aparelhos elétricos, no entanto, dependem de outro tipo de corrente, a corrente contínua. Definimos como corrente elétrica (ou corrente galvânica) um fluxo constante e ordenado de elétrons em um único sentido. Na corrente alternada, a magnitude e o sentido do fluxo de elétrons variam ciclicamente. Assim, apenas a corrente contínua apresenta pólos positivos e negativos.
Estabilizador
Equipamento que protege o computador de oscilações na rede elétrica que, em geral, acontecem durante tempestades. Serve também para atenuar interferências, quedas de voltagem e outras anomalias na rede elétrica. Composto normalmente por um fusível de proteção e uma chave seletora da tensão da rede. É fortemente recomendado que o cabo de energia que sai da fonte de alimentação seja ligado em um estabilizador em vez de ser ligado diretamente na tomada de sua residência ou escritório.
No-break
É um aparelho que substitui o estabilizador e, além disso, evita que seu computador desligue em caso de falta total de energia elétrica. Um no-break possui uma bateria que é capaz de manter o funcionamento de um computador por algumas horas. O tempo exato depende da capacidade do no-break e do consumo do computador.
Comentários
Postar um comentário