Principais hardwares de armazenamento
Os dispositivos de armazenamento são utilizados para que o computador possa guardar os dados enviados pelo usuário e processados pela CPU. Veremos que o armazenamento pode ser permanente ou temporário, dependendo do dispositivo usado.
Disco rígido ou HD (Hard Disk) (ou memória secundária)
Como vimos, o processador é o hardware que executa, de fato, nossas ordens. Essas ordens são trabalhadas na memória principal. O disco rígido, por fim, é o local onde essas informações são armazenadas no final do processo, de modo permanente. E se o disco rígido é o local onde as informações ficam guardadas, também é no disco rígido que o computador encontra e lê as informações que serão processadas.
Essas informações são guardadas sob a forma de arquivos, que são a unidade de armazenamento de informação em disco. Os arquivos podem ser de programas, textos, bancos de dados, documentos, músicas, vídeos, imagens, entre outros. Seus tamanhos também variam.
Quando o processador lê um arquivo do disco rígido, este é armazenado temporariamente na memória principal. O arquivo não é movido para lá: ele apenas é carregado para que possa ser executado pelo processador. Uma vez carregado você pode imprimi-lo, alterá-lo ou simplesmente fechá-lo sem realizar nenhuma modificação.
O termo “memória secundária” não é sinônimo exclusivo de HD. Na verdade, qualquer outra memória sem ser a memória principal do computador pode ser chamada de memória secundária. A característica principal da memória secundária é o armazenamento permanente dos dados.
A operação de inserir um arquivo no HD chama-se “gravar”, e a de retirar um arquivo chama-se “excluir” ou “deletar”.
A evolução dos discos rígidos faz com que sua capacidade aumente a cada ano. Existem winchesters (sinônimo de disco rígido) antigos da ordem de megabytes, os do início do século XXI, na ordem de gigabytes, e os do fim da primeira década do século XXI, que suportam terabytes.
ATENÇÃO!
1 terabyte = 1024 gigabytes = 1048576 megabytes, ou seja, a capacidade de armazenamento de um disco rígido atual é, aproximadamente, de um milhão de vezes a de um winchester da década de 1950. Incrível a tecnologia, não é mesmo?
Memória RAM
Memória RAM é um componente fundamental do computador (do inglês Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório). O termo aleatório significa que essa memória pode ser acessada em qualquer ordem, não necessitando de acesso puramente seqüencial.
A memória RAM (também conhecida como Memória Principal ou MP) é como o “local de trabalho” do processador. É na RAM que o processador realiza seus trabalhos, definidos nos programas, por exemplo. Quando ligamos nosso computador e executamos um programa, o processador armazena-o temporariamente na MP, para melhor lidar com suas instruções.
A RAM é também chamada de memória volátil, porque os dados que são armazenados nela não permanecem gravados quando desligamos o computador. Se quisermos gravar esses dados, temos que salvá-los em uma memória secundária. A RAM serve, portanto, para trabalho imediato.
Como a memória RAM é o local de trabalho da CPU, para se ter um bom computador é necessário que se tenha uma boa quantidade de memória RAM.
A memória RAM é vendida em pentes de memória. É importante lembrar que a quantidade de memória RAM máxima que um computador pode possuir depende da capacidade da placa-mãe em suportar memória RAM.
Memória flash
A memória flash é um chip regravável que preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Portanto, não é volátil. O exemplo mais comum é o Pen Drive, que é um dispositivo de armazenamento com uma ligação USB (Universal Serial Bus – Barramento Serial Universal) tipo A, com a aparência semelhante a um isqueiro ou chaveiro. É plugado na entrada USB do computador e reconhecido automaticamente pelo Windows XP.
Outros dispositivos que usam memória flash são: mp3 player, Ipod e cartões de memória usados em máquinas fotográficas digitais.
Compact disc
Consiste em um disco compacto (CD – Compact Disc – Disco Compacto) que pode conter até 700 MB de dados. Existem alguns tipos distintos de CD. Os mais comuns são:
- CD-ROM (Compact Disc Read Only Memory: Disco Compacto Memória Somente de Leitura): é um CD que o usuário somente pode executar, ou seja, ler o seu conteúdo. Não pode ser gravado. Esse tipo de CD vem gravado de fábrica, em geral, com softwares e músicas.
- CD-R (Compact Disc Recordable – Disco Compacto Gravável): é um CD que permite que o usuário grave dados, mas uma vez que esse dado foi gravado ele não pode ser mais apagado.
- CD-RW (Compact Disc ReWritable – Disco Compacto Regravável): é o CD regravável. Consegue-se gravar, apagar e regravar no mesmo CD.
Consiste em disco com formato idêntico ao do CD. No entanto, o DVD (Digital Versatile Disc ou Digital Video Disc – Disco de Vídeo Digital) trata-se de uma mídia de armazenamento com capacidade muito maior que o CD. É uma mídia de ótima qualidade para vídeos e recursos multimídia em geral. Esse é seu uso principal hoje em dia, sobretudo pela indústria cinematográfica.
A capacidade de armazenamento dos DVDs pode variar de acordo com os tipos: DVD-5 (4,7 GB), o DVD-9 (8,5 GB), DVD-10 (9,4 GB), o DVD-14 (13,2 GB) e o DVD-18 (17 GB).
Blu Ray
Também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É um sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para explorar todo seu potencial.
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujocomprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).
Os discos BD vem em diferentes formatos:
- BD-ROM: Um disco que é só de leitura;
- BD-R: Disco gravável;
- BD-RE: Disco regravável.

Comentários
Postar um comentário