Principais periféricos de entrada

Os periféricos de entrada são utilizados para que os usuários possam enviar dados ao computador. É a forma que o ser humano e o computador têm para se comunicar. Se considerarmos os diversos usos em nosso dia-a-dia, na automação industrial e em muitos outros setores, a lista de dispositivos de entrada é incalculável.

Em muitas casas nos EUA há um detector de fumaça para prevenir incêndios. Lá também são comuns os carros que possuem dispositivos que detectam a distância entre o pára-choque e a parede ou o carro mais próximo, o que ajuda na hora de estacionar. As portas de alguns estabelecimentos comerciais de maior porte como shopping centers, hospitais, aeroportos etc. se abrem quando alguém se aproxima. Todos esses dispositivos estão ligados a um computador, e são responsáveis pela entrada de dados. Você é capaz de identificar quais dados são adquiridos por tais dispositivos? A presença de fumaça, a distância de objetos ou pessoas próximas, todos são dados que serão interpretados por computadores específicos. Mas como acontece em um computador pessoal de uso geral? Quais partes são vitais para seu funcionamento mínimo, e quais são relativamente “dispensáveis” ou opcionais?

Nas seções a seguir você conhecerá os periféricos de entrada mais comuns em computadores. 

Teclado (keyboard) 

O teclado é o principal dispositivo para entrada de dados em um microcomputador. Sua finalidade básica é permitir a digitação de letras, números e símbolos especiais. Por meio de teclas especiais de movimentação, o teclado permite ao usuário se movimentar por documentos, programas e janelas do sistema operacional. A quantidade de teclas de um teclado pode variar de 80 a 120

Mouse

Um dos inventos mais importantes para ser utilizado em ambientes gráficos foi o mouse. Sua finalidade é permitir a movimentação mais rápida pelos programas e janelas, servindo como atalho para os comandos normalmente executados por meio do teclado. O Macintosh, lançando em 1984, foi o primeiro micro a usar mouse, devido à interface gráfica. 

Existem três tipos de mouse:

  • Mecânico – Possui uma esfera na sua parte inferior. Ao ser movimentado sobre uma superfície lisa, essa esfera aciona sensores mecânicos que enviam um impulso elétrico para a CPU, que, por sua vez, por meio do sistema operacional, movimenta o ponteiro do mouse na tela. 
  • Optomecânico – Similar ao mecânico, mas que usa sensores ópticos para detectar o movimento.  
  • Óptico – Utiliza um laser para detectar o movimento do mouse.  
Dispositivos semelhantes ao mouse:

  • Trackball: O trackball funciona como um mouse invertido, já que a esfera fica na parte superior. Você não precisa movimentar o trackball, bastar apoiar a mão ou os dedos sobre a esfera e movimentá-la. Esse tipo de mouse é preferido por ser mais ergonômico, ou seja, ele não força a musculatura do braço e evita lesões. 
  • Touchpad - Muito popular em notebooks. Para movimentar o cursor, o usuário desliza o dedo sobre a superfície do dispositivo. O cursor acompanha o movimento, e pode-se até clicar na própria superfície, como se ela fosse o botão do mouse convencional.
  • Gamepad - Esse tipo de periférico envia dados de posicionamento para o computador. É muito similar aos joysticks controladores de jogos. Embora seja mais utilizado em jogos, pode substituir o mouse.  
Scanner

O scanner é um tipo de dispositivo que converte imagens em arquivos digitais. O scanner de imagem usa luzes e sensores para varrer a imagem que se quer copiar e detectar padrões de reflexo de luz. As imagens são convertidas para um mapa de bits (bitmap) que consiste numa malha de pontos. Existem scanners OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres) que conseguem digitalizar documentos de textos, ou seja, ler o texto de um documento impresso e convertê-lo em um arquivo texto. 

Leitora óptica e leitora magnética

A leitora óptica converte uma informação impressa de forma manual ou mecânica em dados para o computador.

Existem três métodos de reconhecimento óptico. São eles: 
  • OMR (Optical Mark Reader – Reconhecimento Óptico de Marcas): as marcas são colocadas em áreas específicas de um documento. Exemplo: cartões de loteria, cartões de respostas de concursos públicos e vestibulares.
  • OCR (Optical Character Recognition): são lidos caracteres datilografados ou impressos. 
  • Leitor de código de barra: por um feixe de luz, fazem a leitura de números codificados na forma de barras. Exemplo: controle de estoque e vendas de mercadorias em supermercados.

Sistemas de respostas por voz

É um dos principais sistemas utilizados por operadoras de telefonia, televisão a cabo, cartão de crédito, entre outras empresas que oferecem serviços de atendimento ao cliente via telefone. Esse tipo de sistema consiste em adquirir, por meio da fala do cliente, os dados de entrada necessários ao computador. 

Veja se a situação a seguir não é familiar: 


Quando você responde, sua voz é captada pelo sistema e o número falado é identificado. Existem outros sistemas de reconhecimento de voz, como o reconhecimento de movimentação do cursor na tela: você fala para onde o cursor deve se mover e ele obedece; ou até mesmo reconhecimento de texto! Você fala e o computador escreve.

Câmera de vídeo (webcam)

Utilizando-se de uma câmera de vídeo, o usuário pode fornecer um vídeo como dado de entrada para um computador. A imagem captada pela câmera pode ser armazenada ou enviada em tempo real a outro usuário, em uma videoconferência.

SAIBA MAIS...

Videoconferência: Uma ferramenta da informática que permite a discussão com contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares geograficamente diferentes. Como a imagem e o som são transmitidos praticamente em tempo real, a videoconferência fornece a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Além da comunicação visual e auditiva, muitos programas de videoconferência permitem também a troca de arquivos, tornando-a uma ótima ferramenta de trabalho. Assista ao vídeo que exemplifica o uso da videoconferência. 





  

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