Principais periféricos de entrada
Os periféricos de entrada são utilizados para que os usuários possam enviar dados ao computador. É a forma que o ser humano e o computador têm para se comunicar. Se considerarmos os diversos usos em nosso dia-a-dia, na automação industrial e em muitos outros setores, a lista de dispositivos de entrada é incalculável.
Em muitas casas nos EUA há um detector de fumaça para prevenir incêndios. Lá também são comuns os carros que possuem dispositivos que detectam a distância entre o pára-choque e a parede ou o carro mais próximo, o que ajuda na hora de estacionar. As portas de alguns estabelecimentos comerciais de maior porte como shopping centers, hospitais, aeroportos etc. se abrem quando alguém se aproxima. Todos esses dispositivos estão ligados a um computador, e são responsáveis pela entrada de dados. Você é capaz de identificar quais dados são adquiridos por tais dispositivos? A presença de fumaça, a distância de objetos ou pessoas próximas, todos são dados que serão interpretados por computadores específicos. Mas como acontece em um computador pessoal de uso geral? Quais partes são vitais para seu funcionamento mínimo, e quais são relativamente “dispensáveis” ou opcionais?
Nas seções a seguir você conhecerá os periféricos de entrada mais comuns em computadores.
Teclado (keyboard)
O teclado é o principal dispositivo para entrada de dados em um microcomputador. Sua finalidade básica é permitir a digitação de letras, números e símbolos especiais. Por meio de teclas especiais de movimentação, o teclado permite ao usuário se movimentar por documentos, programas e janelas do sistema operacional. A quantidade de teclas de um teclado pode variar de 80 a 120
Mouse
Um dos inventos mais importantes para ser utilizado em ambientes gráficos foi o mouse. Sua finalidade é permitir a movimentação mais rápida pelos programas e janelas, servindo como atalho para os comandos normalmente executados por meio do teclado. O Macintosh, lançando em 1984, foi o primeiro micro a usar mouse, devido à interface gráfica.
Existem três tipos de mouse:
- Mecânico – Possui uma esfera na sua parte inferior. Ao ser movimentado sobre uma superfície lisa, essa esfera aciona sensores mecânicos que enviam um impulso elétrico para a CPU, que, por sua vez, por meio do sistema operacional, movimenta o ponteiro do mouse na tela.
- Optomecânico – Similar ao mecânico, mas que usa sensores ópticos para detectar o movimento.
- Óptico – Utiliza um laser para detectar o movimento do mouse.
- Trackball: O trackball funciona como um mouse invertido, já que a esfera fica na parte superior. Você não precisa movimentar o trackball, bastar apoiar a mão ou os dedos sobre a esfera e movimentá-la. Esse tipo de mouse é preferido por ser mais ergonômico, ou seja, ele não força a musculatura do braço e evita lesões.
- Touchpad - Muito popular em notebooks. Para movimentar o cursor, o usuário desliza o dedo sobre a superfície do dispositivo. O cursor acompanha o movimento, e pode-se até clicar na própria superfície, como se ela fosse o botão do mouse convencional.
- Gamepad - Esse tipo de periférico envia dados de posicionamento para o computador. É muito similar aos joysticks controladores de jogos. Embora seja mais utilizado em jogos, pode substituir o mouse.
- OMR (Optical Mark Reader – Reconhecimento Óptico de Marcas): as marcas são colocadas em áreas específicas de um documento. Exemplo: cartões de loteria, cartões de respostas de concursos públicos e vestibulares.
- OCR (Optical Character Recognition): são lidos caracteres datilografados ou impressos.
- Leitor de código de barra: por um feixe de luz, fazem a leitura de números codificados na forma de barras. Exemplo: controle de estoque e vendas de mercadorias em supermercados.
Quando você responde, sua voz é captada pelo sistema e o número falado é identificado. Existem outros sistemas de reconhecimento de voz, como o reconhecimento de movimentação do cursor na tela: você fala para onde o cursor deve se mover e ele obedece; ou até mesmo reconhecimento de texto! Você fala e o computador escreve.

Comentários
Postar um comentário