Sistema Operacional Linux e Mac OS
O sistema operacional Linux foi desenvolvido inicialmente por um estudante chamado Linus Torvalds, que, a partir do zero, resolveu construir um sistema operacional. Assim que concluiu uma versão inicial, Linus divulgou o Linux em uma lista de discussão on-line. Com isso, vários outros estudantes se interessaram pelo projeto e começaram a desenvolver novas funcionalidades para o Linux. Atualmente, milhares de programadores contribuem com o avanço do Linux, e hoje em dia ele é um dos principais concorrentes do Windows.
Um sistema operacional possui uma parte muito importante, que é o kernel (o núcleo do sistema), o qual é responsável pelas principais funções. O sistema operacional Linux é caracterizado por possuir diversas distribuições. Cada distribuição oferece uma versão diferente do kernel, acrescida de um conjunto de softwares e uma interface de instalação. Exemplos de distribuições são: Ubuntu, Redhat, Debian, Slackware, Conectiva, Kurumin, entre outras. As duas últimas são distribuições brasileiras. A escolha de qual distribuição utilizar é feita de acordo com a preferência do usuário e com a finalidade de uso do computador.
Na figura 4.5 temos uma foto da área de trabalho da distribuição Kurumin do Linux. Perceba que a mesma possui ícones e barra de tarefas bem semelhantes ao Windows. Além disso, se o usuário clicar no botão que possui a letra K na parte inferior esquerda da área de trabalho, um menu pop-up será aberto e disponibilizará diversos aplicativos para que ele utilize.
A figura 4.8 exibe a janela referente ao Finder. Observe que, no lado esquerdo da janela do Finder, o usuário tem acesso aos dispositivos existentes no computador.




Comentários
Postar um comentário