Sistema Operacional Linux e Mac OS

O sistema operacional Linux foi desenvolvido inicialmente por um estudante chamado Linus Torvalds, que, a partir do zero, resolveu construir um sistema operacional. Assim que concluiu uma versão inicial, Linus divulgou o Linux em uma lista de discussão on-line. Com isso, vários outros estudantes se interessaram pelo projeto e começaram a desenvolver novas funcionalidades para o Linux. Atualmente, milhares de programadores contribuem com o avanço do Linux, e hoje em dia ele é um dos principais concorrentes do Windows.

Um sistema operacional possui uma parte muito importante, que é o kernel (o núcleo do sistema), o qual é responsável pelas principais funções. O sistema operacional Linux é caracterizado por possuir diversas distribuições. Cada distribuição oferece uma versão diferente do kernel, acrescida de um conjunto de softwares e uma interface de instalação. Exemplos de distribuições são: Ubuntu, Redhat, Debian, Slackware, Conectiva, Kurumin, entre outras. As duas últimas são distribuições brasileiras. A escolha de qual distribuição utilizar é feita de acordo com a preferência do usuário e com a finalidade de uso do computador.

Na figura 4.5 temos uma foto da área de trabalho da distribuição Kurumin do Linux. Perceba que a mesma possui ícones e barra de tarefas bem semelhantes ao Windows. Além disso, se o usuário clicar no botão que possui a letra K na parte inferior esquerda da área de trabalho, um menu pop-up será aberto e disponibilizará diversos aplicativos para que ele utilize.


Na figura 4.6, temos o gerenciador de arquivos do Kurumin (konqueror). Ele pode ser acessado quando o usuário clica no ícone de uma casa que fica na parte inferior esquerda da área de trabalho. Nesse gerenciador, o usuário pode acessar os hardwares de armazenamento conectados ao microcomputador para gerenciar seus arquivos.



Mac OS

É o sistema operacional desenvolvido pela Apple Computer. Foi introduzido em 1984 juntamente com o computador macintosh. Foi o sistema operacional que introduziu a interface gráfica (GUI), tornando a interação do usuário com o computador muito mais agradável. Muitos usuários consideram que nos dias atuais o Mac OS é mais fácil de usar do que seus concorrentes.

A figura 4.7 ilustra o desktop do Mac OS. Assim como no Windows, podemos ver os ícones e arquivos presentes na área de trabalho. Na parte superior tem-se a barra de menu, na qual, do lado direito, são vistas informações relativas à data e hora do sistema. No lado esquerdo, temos informações a respeito do software que está ativo naquele momento. Na parte inferior aparecem diversos softwares aplicativos que o usuário pode executar. 

Um aplicativo essencial que você deve conhecer do Mac OS é o Finder, pois é o primeiro aplicativo com o qual o usuário tem que interagir assim que efetua o login (tem acesso) no Mac OS. O Finder pode ser considerado a interface gráfica do sistema de arquivos do Mac OS. Dessa forma, os usuários podem utilizá-lo para acessar os dispositivos de armazenamento conectados ao computador.


 A figura 4.8 exibe a janela referente ao Finder. Observe que, no lado esquerdo da janela do Finder, o usuário tem acesso aos dispositivos existentes no computador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Slide com o Google Apresentações: A importância da Consciência negra no Brasil

As duas partes fundamentais de um computador

Internet - Conceitos e Aplicações