Sistemas Operacionais
Como vimos anteriormente, para que o hardware (parte física de um computador) possa funcionar, é necessário um número de regras e ordens que coordenem todos os processos realizados. Chamamos de software esse conjunto de regras e ordens.
Em um computador existem diversos softwares, todos prontos para atender às necessidades dos usuários do computador. Por exemplo, um usuário pode precisar visualizar uma imagem, editar um texto etc. Cada necessidade do usuário é atendida por um software específico. Porém, os softwares utilizam os mesmos dispositivos físicos, ou seja, os hardwares do computador.
Um software visualizador de imagens precisa utilizar a memória RAM e acessar o disco rígido. Um software editor de textos também! Ele também necessita utilizar os periféricos de entrada e saída. Isso pode levar os softwares a uma disputa pelo direito de usar o hardware. Por exemplo, dois softwares podem querer enviar dados para a impressora ao mesmo tempo. E aí, como é que fica?
É nesse ponto que vem o Sistema Operacional (SO). O SO é uma camada de software existente entre o hardware e os APLICATIVOS. Assim, o SO controla o que cada programa está acessando, sendo responsável por uma distribuição justa e eficiente dos recursos de hardware para os softwares.
APLICATIVOS: Programas que executam tarefas para os usuários.
Dessa forma, dizemos que o SO consiste em uma camada de software que objetiva tornar o uso do computador mais eficiente e conveniente. Para atender ao seu objetivo, o SO estabelece um esquema de alocação de processador, memória e periféricos de entrada e saída entre os programas que necessitam utilizar esses recursos.
Todo programa necessita, para ser executado:
- usar determinada quantidade de memória;
- usar a CPU;
- ter acesso aos periféricos;
- acessar os arquivos necessários.
Comentários
Postar um comentário